[ anterior ] [ Índice ] [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ] [ 4 ] [ próximo ]

Notas de Lançamento para Debian GNU/Linux 3.0 (`woody'), Mips
Capítulo 1 - O que há de Novo no Debian GNU/Linux 3.0


[A versão mais recente deste documento está sempre disponível em http://www.debian.org/releases/woody/mips/release-notes/. Se sua versão é mais antiga que um mês, você deve fazer o download da última versão.]

A edição anterior, Debian GNU/Linux 2.2 ('potato') suportava seis arquiteturas de computador. Nesta edição, aquelas seis foram acrescidas pelas outras quatro indicadas por um asterisco [*] abaixo. Aqui está a lista completa das arquiteturas desta edição:

Você pode ler mais sobre o estado de porte, e informações específicas de porte para sua arquitetura nas páginas web sobre portes Debian.

Debian GNU/Linux 3.0 da arquitetura Mips vem com o kernel versão 2.4.19.


1.1 O que há de Novo no Sistema de Instalação?

A nova ferramenta debootstrap baixa, desempacota e extrai pacotes Debian GNU/Linux para a instalação do sistema base. Isto é um aperfeiçoamento em relação ao antigo sistema de instalação que utilizava um tarball contendo o sistema base. A instalação do sistema base pode ser atualizada de forma mais dinâmica com este sistema.

O sistema de tarefas foi melhorado. As tasks (tarefas) na edição anterior consistiam de meta pacotes (pacotes que são simplesmente coleções de outros pacotes). O novo sistema usa cabeçalhos especiais dentro do sistema de pacotes existente para designar a quais tarefas um pacote pode pertencer.

Isto permite uma melhor seleção de tarefas e é muito mais fácil instalar apenas os componentes selecionados das tarefas ao invés de instalar todos os pacotes que fazem parte de uma tarefa.

Praticamente toda a configuração durante a instalação e posterior reconfiguração é feita usando o Debconf, que vem em uma variedade de sabores: um método não interativo, diálogo (baseado em curses), e um novo front-end GNOME. O funcionamento do Debconf também foi modificado e melhorado e agora está mais flexível do que nunca. Resumindo, Debconf faz o mundo girar :)

Para obter todos os detalhes sobre o sistema de intalação Debian, aconselha-se que os usuários leiam o guia de instalação Debian, incluído no primeiro CD ou em http://www.debian.org/releases/woody/mips/install


1.2 O que há de Novo na Distribuição ?

As ferramentas de gerenciamento de pacotes apt e dpkg do Debian foram consideravelmente melhoradas nesta edição. Agora o apt suporta "pinagens", o que permite que o usuário possa optar por baixar certos pacotes de diferentes distribuições, como testing ou unstable, enquanto ainda mantém o estado de sua instalação na distribuição stable (estável). O APT baixará e instalará automagicamente os pacotes dependentes apropriados da distribuição avançada conforme necessário. Um howto sobre "pinagem" do APT está disponível.

Dependências de compilação foram adicionadas para ajudar na compilação dos pacotes fonte. O método "build-dep" do apt-get pode ser usado para obter todos os pacotes necessários para a compilação antes que a mesma seja iniciada.

Para substituir o velho, amaldiçoado, mas ainda popular dselect, muitos front-ends do apt foram desenvolvidos durante o ciclo de edição do woody. Usuários interessados podem investigar o pacote aptitude.

Esta edição do Debian GNU/Linux contém a versão do muito melhorado XFree86 4.1, que inclui suporte a uma maior quantidade de hardwares, melhor suporte a autodetecção e suporte aperfeiçoado para tecnologias avançadas como Xinerama e aceleração 3D. O XFree86 3.3.6 está disponível como uma opção para suportar hardwarares mais antigos que ainda não são suportados pelo XFree86 4.1.

O Debian 3.0 é muito mais seguro que as edições anteriores. A instalação base provê poucos serviços desnecessários que poderiam ser alvo de ataque. Debian 3.0 inclui muito mais aplicações orientadas a segurança como administração de firewall, segurança de servidor e detecção de intrusões. O sistema de empacotamento também foi melhorado e pode ser configurado para verificar automaticamente assinaturas digitais. Quando configurado, o mesmo se recusará a instalar pacotes Debian caso a assinatura digital não corresponder. Isso limita a possibilidade de instalação de cavalos de tróia e torna fácil e seguro que sistemas atualizem a si próprios automaticamente através da Internet. Ainda, o Debian agora provê documentação intensiva para o administrador da área de segurança incluindo o 'Securing Debian Manual' do Projeto de Documentação Debian (também disponível no pacote harden-doc).

O Debian 3.0 também está muito mais internacionalizado que as edições anteriores graças ao progressivo trabalho dos grupos de tradução de software livre. O Debian inclui configurações padrões para mais línguas que as edições anteriores, e mais de seus programas estão internacionalizados. Isso inclui a instalação dos disquetes deinicialização que foi traduzida para vários idiomas. Há suporte extensivo para Francês, Alemão, Italiano, Japonês, Português, Espanhol, Catalão e Holandês e há mais de cinqüenta grupos de tradução ativos.

Pela primeira vez, o Debian GNU/Linux inclui vários navegadores web livres com amplos recursos como o Mozilla, Galeon e o Konqueror. Com a inclusão do KDE 2.2 pela primeira vez, assim como a nova edição 1.4 do GNOME, a provisão do desktop do Debian foi radicalmente aperfeiçoada.

A distribuição Debian GNU/Linux oficial agora vem em seis CD's binários com um número similar de CD's fonte e uma versão DVD da distribuição também já está disponível.


[ anterior ] [ Índice ] [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ] [ 4 ] [ próximo ]

Notas de Lançamento para Debian GNU/Linux 3.0 (`woody'), Mips

$Id: release-notes.pt.sgml,v 1.11 2002/07/28 20:09:10 gleydson Exp $
Josip Rodin, Bob Hilliard, Adam Di Carlo, Anne Bezemer, Rob Bradford
debian-doc@lists.debian.org